COMO VENDER MAIS BOLOS E PANETONES
- Joana k.
- 19 de dez. de 2019
- 6 min de leitura
Bom vamos falar de um tópico que é de grande importância para quem trabalha nesse mercado encantador e gratificante que é a confeitaria. Esse tópico que vamos falar é um assunto extenso, por vezes complicado, mas peço que tenha paciência e que mantenha a mente aberta para os possíveis insights que terá ao ler esse artigo.

Vou me esforçar para não falar termos muito técnicos até porque essa não é a ideia desse artigo. A ideia é ser simples e eficiente e dar um norte para você que começou a fazer bolos e não está tendo nenhuma venda, ou as vendas estão paradas. Mãos a a obra...
Você teve a feliz ideia de começar no ramo da confeitaria. Sempre soube que teve talento para essa área, viu que poucas pessoas fazem um serviço de qualidade então resolveu investir. buscou um bom curso, material de qualidade e foi para cima com garra e determinação.
Nos primeiros 2 a 3 meses você ate teve alguns pedidos, mas ja sabia que nesse inicio não conseguiria bombar o seu negócio. chegou uma data comemorativa subiram os pedidos e você pensou " agora vai ", só que passou essa data e nada. Mais dois meses depois e você abandou o negócio. Essa história é familiar para você ?
Isso é o que ocorre quando você se deixa levar pelo impulso de um dinheiro fácil e rápido, uma promessa de trabalhar de casa " facilmente ", que você viu provavelmente em uma postagem dizendo " eu quero " conversou com alguém pelo direct e acabou comprando o curso. Sem mais delongas aqui já está o seu primeiro erro.

| PLANEJAMENTO, ESTUDO, E ENTENDIMENTO DO PÚBLICO SÃO ARMAS LETAIS.
O impulso a fez ser seduzida por investir em algo que você não se planejou um erro fatal para qualquer negócio. Antes de você começar esse negócio você deveria ter feito alguns passos simples de qualquer negócio para não falhar.
Estudar o mercado, a necessidade dele, seus hábitos, seus costumes, onde frequentam, que profissão desempenham, se são casados, solteiros, idade e por ai vai é um passo chave para o início do seu negócio. Seja ele qual for. aqui você criar um perfil para o qual se comunicar. Deu para ter uma noção do que você deveria ter feito antes de começar esse negócio certo? ESTUDAR O MERCADO.
Não foi porque você investiu em um bom curso ou apostila que tudo seria um mar de rosas a parte burocrática da coisa deveria ter sido mais bem feita. Essa parte você não fez e o que aconteceu? Bom, ou você está fora do mercado ou está caminhando para ficar fora do mercado. As vendas do ano passado foram melhores que as desse ano e a tendência é que as do ano que vem (se você estiver no mercado) sejam piores que esse ano.
O achismo que você teve quando começou o negócio foi o que acabou com ele. Isso não pode acontecer, você precisa ser assertiva nesse estudo porque isso vai delinear com quem você vai se comunicar. Não pode existir " a meu publico é assim , assim , assim " Tem que estudar para saber tudo sobre ele. Dessa forma você sabe o que ofertar, como ofertar e quando ofertar.
Vamos exercitar um pouco. Vamos supor que você venda panetones nesse fim de ano, e sinta que as vendas caíram. facilmente você fala " o mercado está fraco, todo mundo está sem dinheiro" e continua fazendo a mesma coisa que sempre faz , desce o valor do seu produto para conseguir vender , e acaba sucateando o seu produto. Você não pode sucatear seu produto.
Ainda nesse exercício você " decidiu " que seu público é formado por donas de casa ou mães que querem algo gostoso para o fim de ano e por isso tem que vender a um valor "x". Gente, olha como isso é uma análise rasa do perfil do seu público alvo. Você excluiu diversas possibilidades baseadas no achismo.
Uma outra análise seria: você estudou seu público e notou que os homens acima de 28 anos, empregados, casados, pai de 2 filhos, iniciando no nível superior sempre gostam de levar uma coisa diferente para a esposa e a família para a ceia do natal, por isso você decidiu fazer " PANETONES PREMIUM ARTESANAIS " Para esse clientes " diferenciados". Já deu para ver que seu produto e o seu público são outros certo? Só a forma de chamar o seu produto já mudou, e você já o coloca como um artigo mais " luxuoso" digamos assim, atendendo a expetativa do que o público queria.
Isso foi um exemplo ok?! mas é para que você tenha uma ideia de que posicionar o seu produto para o público certo faz toda a diferença na hora da venda, e muitas vezes você está pecando aqui. Nessa parte coloco também a forma de se comunicar. Você, se entender como o seu público é deve se comunicar com ele da mesma forma. Já pensou se eu fosse escrever aqui o português coloquial como seria uma leitura morosa? Pois é, desas mesma forma é como você fala e anuncia para os eu público.

| ESCUTE A OPINIÃO DE TERCEIROS SOBRE SEU NEGÓCIO
Para identificação desse público seria muito interessante a ajuda de outras pessoas, converse com elas, saiba o que elas pensam. Esse processo de troca de informações dará para você muitos insights fenomenais para o seu negócio. Você pode extrair sempre uma informação produtiva para aplicar no seu negócio se estiver atenta a novidades.
Saia dessa bolha de instagram e facebook colocando " eu quero" em tudo que é postagem. Aprenda como fazer, desenvolva , e faça melhor. Muitas pessoas acham que é só colocar no instagram e produto vai se vender sozinho. Não é bem assim. O instagram é uma excelente plataforma porém não é a única, faça parcerias com comércios locais. Geralmente esses comércios não vendem o produto que você vende, pelo menos não os artesanais. No meu bairro por exemplo as padarias não vendiam panetones, e são padarias situadas em bons bairros com um bom fluxo de pessoas. Propus que fizéssemos parcerias 70%/30% e 50% / 50% em que os valores seriam rachados entre mim e o dono da loja. Nos produtos eu coloquei o endereço da loja e o whatapp para entrarem em contato. Resultado com essa ação simples, aumentei os pedidos em 72% .

Não entrarei no assunto de estratégia pois existe livros completos sobre o assunto, mas darei uma simples visão. Você tem o seu produto, no nosso caso panetone. Ele custa "x" e não etá tendo saída, então você pensa o que ? " todas as grandes lojas fazem promoção, vou fazer também " Gente , meu Deus. Olha a quantidade que uma grande loja de panetones produz, claro que eles podem se dar ao luxo de fazer promoções atrás de promoções, você não. Você precisa estudar. Seria mais interessante talvez , além do panetone ofertar outra coisa junto. Um pacote de cookies artesanais por exemplo, por um valor um pouco maior que o panetone. Compreendeu o que eu quis dizer?
Você consegue ganhar um pouco mais, ofertar um produto a mais e subir o valor do seu ticket médio de venda. O seu cliente achará que está fazendo um ótimo negócio e você também estará fazendo. Os dois saem ganhando, compreende?
Uma outra dica MUITO IMPORTANTE é você tem que pensar a médio longo prazo, seu negócio não pode ser apenas a curto prazo, para uma data apenas. ele precisa ser longo e sustentável. Para isso você PRECISA DIVERSIFICAR OS PRODUTOS OFERTADOS. Digamos que você venda panetone, você realmente acha que as pessoas vão comprar o panetone o ano inteiro? Se você mora no RJ ou em regiões mais quentes como Cuiabá e vende panetones porque não ofertar os geladinhos gourmet durante o ano com bolos de pote? Entendeu? Você consegue diversificar os clientes e mantêm o seu negócio estável a médio longo prazo.
É isso, espero que você tenha tido um norte melhor par ao seu negócio lembrando que o estudo do seu público é essencial para conseguir ofertar seus produtos e consequentemente aumentar suas vendas através de uma comunicação mais assertiva e direcionada. Também espero que você tenha entendido que reduzir preços e sucatear seu produto não é a única forma de fazer vendas, outras estratégias estão ao, basta você pensar fora da caixinha.
Se esse artigo foi útil para você siga-nos nas redes sociais, deixa um curtir nas postagens e compartilhe com suas amigas. Esse blog é para você e quanto mais você participar melhor ele ficará ❤❤❤
Комментарии